Oracle Database Standart 2 (SE2)

Oracle Database Standart 2

Informamos que a Oracle esta modificando sua política de Licenciamento do Banco de Dados. As licenças Standard Edition One (SE1) e Standard Edition (SE) serão descontinuadas a partir de 01/12/2015, onde será substituído por: Standard Edition 2 (SE2)

Esta versão nova, assim como a versão Standard (SE), possui solução de Alta Disponibilidade nativa no Banco, porém haverá uma restrição para uso em até 2 Processadores Físicos.

Clientes que possuem SE1 com Suporte Ativo (servidores monoprocessados) poderão adquirir 1 Licença SE1 para um Servidor Standby e posteriormente migrar para SE2 subindo o ambiente para Alta Disponibilidade (com um custo adicional  de 20% sobre o valor do suporte).

Clientes que possuem projetos com SE em ambientes com 4 processadores, após descontinuação apenas a versão Enterprise atenderá esse cenário.

Clientes que possuem as licenças anuais apenas, tem a oportunidade de adquirir a perpétua com suporte ativo e migrar automaticamente SE2.

Características do SE2

  • Banco de dados Oracle SE2 está disponível a partir da versão 12-C, especificamente 12.1.0.2.
  • O preço de lista da licença SE2 é $ 17.500 por processador e US $ 350 por usuário nomeado (NUP)
  • O número mínimo de usuários nomeados para licenciar o Oracle Standard Edition 2 é de 10 NUPs por servidor.
  • SE2 inclui a funcionalidade de RAC (Real Application Clusters), limitado a dois servidores (nós), e a capacidade máxima de cada servidor deve ser um (1) soquete.

As condições de utilização de SE2 são:

  • Pode ser instalado em servidores com até 2 soquetes.
  • Clusters de RAC são limitados a 2 servidores com 1 soquete cada.

 

PERGUNTAS e RESPOSTAS:

Pergunta:      Posso migrar as licenças SEO para SE2?

Resposta:     Sim. A migração é 1:1 por processador ou NUP, com um custo adicional de 20% sobre o valor do suporte dentro das limitações mencionadas acima.

 

Pergunta:      E sobre as versões SE e SE1?

Resposta:     Elas permanecerão na lista de preços até 01 de dezembro de 2015.

 

Pergunta:      Não posso usar a versão 12c porque seus aplicativos não são certificados. Se o SE2 é suportado apenas em 12c, o que posso fazer?

Resposta:     Os clientes que adquirirem licenciamento SE2 poderão instalar versões anteriores (SE ou SE1), no entanto se aplicam as condições de licenciamento SE2 mencionadas acima (ou seja, pode usar o SE mesmo que adquiriu o SE1 em cluster).

 

Pergunta:      Posso migrar suas licenças SE para SE2?

Resposta:     Sim, caso o ambiente do cliente atenda as condições acima mencionadas. Neste caso a migração é de 1: 1 por processador ou NUP sem taxas de licenciamento adicionais/suporte.

 

Pergunta:      Possuo um servidor de 4 soquetes com SE, ele poderá instalar o SE2 nesse servidor?

Resposta:     Não se o servidor exceder a capacidade máxima de 2 soquetes. Mesmo usando um método válido de particionamento ou de particionamento de disco (Oracle VM, por exemplo) pela quantidade de soquetes do servidor.

 

Pergunta:      Possuo um servidor físico com capacidade para 2 soquetes, porém utilizará apenas um deles para fazer virtualização, ele pode adquirir apenas 1 licença de Banco SE2?

Resposta:     Sim, desde que virtualize com Oracle VM e a capacidade máxima do servidor VM seja de 2 soquetes.

 

Dúvidas, entre em contato com a Conseiller IT&K.